19/01/2009
1 - Pode acreditar, um cego consegue te ouvir . Então, quando quiser alguma informação de um, fale diretamente com ele e não com seus acompanhantes.
2 - Quando quiser dar uma mãozinha, ofereça! Mas espere a ajuda ser aceita antes de sair puxando o pobre do cego pelo braço no meio da rua . Pergunte a melhor maneira de ser útil. Agora, num fique fulo da vida caso a ajuda seja recusada. Nem sempre a pessoa precisa de auxílio.
3 - Sabe aquela expressão: "Tô mais perdido que cego em tiroteio?" . Ela faz algum sentido, sim. Quando vir que um deficiente visual está com dificuldade, identifique-se e faça a pessoa perceber que você está falando com ela.
4 - Beleza, o "malacabado" topou sua ajuda como guia. Coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado. Ele irá acompanhar o movimento do seu "corpicho" enquanto você anda.
5 - Avise o cego, antes, é claro, que há um degrau, piso escorregadio, buraco e obstáculos à frente do trajeto. Em um corredor estreito, coloque seu braço para trás e deixe o deficiente segui-lo, "de boa"!.
6 - Na hora de dar uma sentadinha (ui), você deve guiar o cego até a cadeira e colocar a mão dele sobre o encosto da cadeira dizendo se ela tem ou não braço. Deixe o "matrixiano" sentar-se sozinho!
7 - Quando você for explicar um rumo ao cego, seja claro e específico. Num adianta falar, "ali depois daquele cavalo azul" . Use informações que indiquem distância, de preferência: "A uns vinte metros a sua frente".
8 - A menos que o cego seja realmente meio ruim dos "zovidos" , não precisa gritar com ele, nem falar alto. Fale normalmente. Cego é cego, surdo é surdo, mamulengo é mamulengo, saca?
9 - Cegos ou pessoas com visão subnormal são como você, "que nem igual", mesmo. Então, não as exclua de atividades do convívio social (uma "birita", por exemplo, ) ou profissional. Deixe que elas decidam como podem ou se querem participar. Proporcione a elas a mesma chance que você tem de ter sucesso ou de falhar.
10 - Palavras são palavras. Pode dizer "veja", "olhe", "bizóia" quando estiver conversando com uma pessoa cega. Elas também as usam. Mas, quando você for embora, AVISE o deficiente visual. Assim, você não vai deixar o caboclo falando sozinho, né?
Créditos para Jairo Marques http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br
domingo, 25 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(53)
-
▼
janeiro
(12)
- A PESQUISADORA DA ESPERANÇA
- O PRIMEIRO A ENTRAR, ÚLTIMO A SAIR
- DEZ DICAS PARA NÃO ATRAPALHAR A VIDA DE UM CEGO
- A HISTÓRIA DE NICK VUJICIC 2
- A HISTÓRIA DE NICK VUJICIC
- A violência, a escola e vocêNenhum professor pode ...
- Violência na escola 2Tarde de quinta feira, num m...
- GOSTO ECLÉTICO PELA MÚSICA
- EM BUSCA DE SOLUÇÕES
- UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA
- LUTA NAS RUAS.....
- Para começar.......
-
▼
janeiro
(12)
Quem sou eu
- Luta sobre Rodas
- Espaço para aqueles que se interessam por questões de igualdade, contrariando os medíocres de julgamento.
Faltou dar o crédito ao blog que teve o trabalhão de elaborar as dicas, não é mesmo? Não tenho nada contra divulgar ideias, mas é bem legal mostrar quem é o autor, não acha? ahahahah.. no caso, sou eu mesmo! Jairo Marques, do Assim como Você. http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br
ResponderExcluirAbração