sábado, 7 de fevereiro de 2009

LISTA DE FILMES



Gente, nesta semana “cinematográfica”, aproveito para colocar algumas sugestões de filmes que, de alguma maneira, abordam questões da Matrix de quem tem algum tipo de deficiência.

Os que estou sugerindo são alguns que ví e gostei e outros que não vi ! Claro que, a idade avançada faz meu “célebro” não “funfar” direito , logo, vou esquecer alguns e coloco depois.

Caso vocês se “alembrem”, me indiquem nos coments ou por email, tá, bão?


“Uma Lição de Amor” (I am Sam), EUA, 2001, com Sean Penn, Michelle Pfeiffer e Dakota Fanning. Dirigido por Jessie Nelson
Esse eu acho que muita gente já viu. Conta a história da luta de um pai que tem idade mental de uma criança para conseguir o direito de criar a própria filha.
Num dá, num dá pra num chorar de se acabar e pra não fazer uma ampla reflexão sobre a capacidade humana de amar. O filme é recheado com versões de músicas dos Beatles de tirar o fôlego.
“Carne Trêmula” (Carne Trémula), Espanha, 1997, com Javier Bardem, Francesca Neri e Penélope Cruz. Dirigido por Pedro Almodóvar
Então... esse é um pé no saco (será eu posso falar saco? ), de quem tem deficiência motora. Não é questão principal do filme, mas é o pano de fundo do enredo que irá se desenrolar após um policial ser ferido a bala e ficar paraplégico.
Não recomendo para quem é mais fraquinho . Geralmente, só um cadeirante consegue ficar furioso com o debate que o diretor propõe. Não vou contar, craro.

“Janela da Alma”, Brasil, 2002, com participações de José Saramago, Wim Wenders, Hermeto Pascoal entre outros. Dirigido por João Jardim e Walter Carvalho
É um documentário que aborda diversos aspectos da visão, povo. Sem dúvida nenhuma, depois que vocês virem este filme terão outra uma noção sobre os cegos e sobre as próprias limitações do enxergar. E enxergamos mal. Muito mal.

“Loucos de Amor” (Crazy in Love/ Mozart and the Whale), EUA, 2005, com Josh Hartnett e Radha Mitchell. Dirigido por Petter Naess
Como o título já insinua: é uma doidera! Comédia que aborda um caso de amor divertidíssimo entre dois autistas. Serve para aprendermos um pouco sobre esse pessoal, que também é da Matrix!, e dar ótimas gargalhadas.

“Mar Adentro” (Mar Adentro), Espanha, 2005, com Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas e Mabel Rivera. Dirigido por Alejandro Amenábar
Quando um mergulho muda toda a rota de sua vida, que precisa ser redesenhada e enfrentada. Quando a insatisfação de sua própria condição chega ao limite. É bem “dilorido”, mas, também, é uma grande obra sobre .... “avuar”... é... “avuar”.

“Os melhores dias de nossas vidas” (Rory O´Shea Was Here- Inside I´m Dancing), Eua, 2005, com James Mcavoy, Steven Robinson e Jefrey Caine. Dirigido por Damien O´Donnell
Um tetraplégico doido convence um amigo que tem paralisa cerebral a encarem o mundo e morarem sozinhos. Neste filme, quem não é da Matrix, vai poder ver e sentir um pouquinho dos desafios diários que temos para simplesmente sermos “Assim como você”. “Bão”. Muito “bão”, mesmo.


Depois que comecei a escrever foi vindo as lembranças . Vou ficar nestes seis, que já dá uma bôa semana de “curtura”. Atualizo a lista mais para a frente, com ajuda de vocês. Agora deu preguiça.
Créditos para http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br
Beijo em todos

Um comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Espaço para aqueles que se interessam por questões de igualdade, contrariando os medíocres de julgamento.