sábado, 17 de abril de 2010

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO ESPORTE

Numa perspectiva mais recente, pretende-se indicar que a pedagogia é uma teoria que se estrutura a partir de uma ação elaborada em função de exigências práticas e de suas conseqüências, portanto, para um professor ensinar qualquer conteúdo não basta ser um especialista, mas sim que tal ação seja pedagógica. Assim sendo, existe a necessidade de se estruturar uma proposta pedagógica para o ensino dos esportes, onde devemos considerar quatro aspectos importantes: Qual a modalidade a ser ensinada (o que ensinar)? Em que cenário (onde ensinar)? Quais os personagens desta prática (para quem)? Quais os significados de tal modalidade esportiva (por que)? Isto reforça a tese de que somente desta maneira possamos dar ao esporte uma perspectiva pedagógica. Segundo Allan José (s/d), ... “na construção de uma pedagogia do esporte a ser aplicada no âmbito do ensino formal devemos levar em consideração a busca pelo equilíbrio entre dois referenciais: o metodológico e o socioeducativo, ou seja, não devemos nos limitar apenas ao ensino de gestos técnicos padronizados e repetitivos que compõem a modalidade esportiva a ser ensinada (metodológico) mas também é importante que durante o ensino do esporte propriamente dito nós possamos estimular a cooperação, a convivência, a participação, enfim, a socialização de uma maneira geral para que assim o esporte funcione também como um fator de integração dos alunos durante a aula (socioeducativo)”. O ensinar, também na educação física em geral e no esporte em específico, não deve se caracterizar numa intervenção simples de transmissão de conhecimento ou imitação de gestos, em que o aluno seja apenas um receptor passivo, acrítico, inocente e indefeso, sem uma correspondente reflexão, isso seria uma forma de ensino bancário, depositário, como dizia Paulo Freire (1996), só que aplicado no esporte, pois estaríamos apenas capacitando, treinando o educando no desempenho de destrezas motoras, sem permitir-lhe o desenvolvimento e a assunção de uma capacidade crítica sobre o conteúdo ensinado. Qualquer metodologia usada, esta deverá priorizar a autonomia e a tomada de consciência das ações engendradas ao longo do processo de ensino-aprendizagem dos esportes, evidenciando também a importância da formação dos professores e atores envolvidos.

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